Eu tinha um notebook de 5 anos atrás; quando eu comprei era uma bela máquina, resolvia tudo o que eu precisava. Com o passar do tempo, instalando e desinstalando softwares, atualizando Windows, Word, Excel, Project entre outros a coisa começou a “arriar as pernas”: 10 minutos para ligar, 10 minutos para desligar, cada clique era um cafezinho. Uma opção era formatar e não atualizar, custo quase zero exceto as horas que iria perder; outra opção comprar uma máquina nova, custo alto e teria o mesmo trabalho de reinstalar tudo.
Então vieram as contas na ponta do lápis: do jeito que estava metade do tempo por dia era de espera, calculando o valor das horas ociosas e da pouca produtividade valia a pena comprar um computador novo.
Posso chamar isso de custo ou investimento, retomando a produtividade?
De forma similar vamos pensar em um software:
Adquirido e instalado o software (qualquer um), documentos de como usar cada funcionalidade, suporte técnico à disposição, estou pronto para iniciar o uso, a produtividade.
Será?
Desde que eu tenha domínio, o conhecimento profundo das funcionalidades do software, posso até dizer que sim, desde que não seja uma nova versão. Se atualizo espero aproveitar novas funcionalidades, senão nem precisaria atualizar. Se estou apenas iniciando o uso, vou levar horas lendo, aprendendo e na tentativa e erro não fazer as coisas da melhor forma.
Agora, se tiver alguém para me orientar a usar as funcionalidades de forma correta e as consequências de sua utilização nas demais funcionalidades, acredito que o inicio da produtividade vai ser bem mais rápida e de forma correta. Então estou ganhando tempo e qualidade de uso. Posso dizer que o que investi no treinamento me trouxe retorno: isso é investimento. Se aplico um dinheiro e tenho retorno maior que o aplicado, estou investindo para ter um retorno.
Outro ponto muito importante a ser considerado é o de que se eu aplico dinheiro em treinamento para ter uma aprendizagem rápida e eficiente, então espero ter um retorno rápido. Isso vai ser verdadeiro se eu utilizar os conhecimentos adquiridos. Se eu não me valer da aprendizagem de forma imediata, com certeza vou esquecer e aí sim, o treinamento foi um custo.
Moral da história: se eu investir em treinamento tenho que ter certeza que vou ter interesse e disponibilidade para aplicar o conhecimento adquirido de imediato.
Walfried Vahldick